Se você nunca prestou muita atenção ao roteador, talvez esteja se perguntando por que deveria se preocupar em alterar as configurações do roteador. Afinal, se está funcionando bem até agora, por que arriscar estragar alguma coisa?
Para aproveitar ao máximo seu roteador, você precisará aprender a alterar as configurações do roteador WiFi. Nós estamos aqui para lhe ensinar.
Se você nunca prestou muita atenção ao roteador, talvez esteja se perguntando por que deveria se preocupar em alterar as configurações do roteador. Afinal, se está funcionando bem até agora, por que arriscar estragar alguma coisa?
A resposta é simples: porque você tem muito a ganhar e nada a perder. Assim como é praticamente impossível danificar fisicamente o computador clicando em um link errado ou mexendo nas configurações, os roteadores modernos também são projetados para serem infalíveis.
Provavelmente, a pior coisa que poderá acontecer é que você altere as configurações do seu roteador sem fio de uma maneira que torne mais fácil para os outros roubarem as suas informações pessoais. No entanto, um cenário muito mais provável é que você aprenda como alterar as configurações do roteador sem fio para proteger as suas informações pessoais o máximo possível.
Saber como alterar as configurações do seu roteador também permite que você aproveite ao máximo alguns dos recursos mais avançados do seu roteador, muitos dos quais você pode até não estar ciente no momento. Não se preocupe: mesmo que você se considere um novato no computador, poderá aprender como alterar as configurações do roteador rapidamente.
Para brincar com as configurações do seu roteador, você precisará aprender como acessá-lo como administrador. Se você está na mesma rede que o roteador (ou seja, você está conectado ao roteador com um cabo Ethernet ou está conectado a uma rede sem fio criada pelo roteador), você poderá tentar o método simples primeiro:
Abra o seu navegador.
Um por um, digite e tente acessar os seguintes endereços IP na barra de URL: 192.168.0.1, 192.168.1.1, 192.168.2.1, 10.0.1.1, 10.0.0.1, 10.10.1.1.
Se uma janela de login ou uma página de boas-vindas aparecer, você estará com sorte e poderá proceder para o próximo capítulo deste artigo. Se você não conseguir acessar seu roteador usando qualquer um dos endereços IP listados acima, tente o próximo método:
Clique na janela do Windows localizado no lado esquerdo da barra de tarefas.
Clique no ícone Configurações.
Escolha Rede e Internet.
Clique em Visualizar Propriedades de Rede.
Role para baixo e procure por “Gateway padrão”.
O número ao lado é o endereço IP do seu roteador.
Digite esse endereço na barra de endereços do seu navegador web favorito.
Se você vir uma janela de login ou uma página de boas-vindas, você acessou com sucesso seu roteador.
O próximo passo é fazer o login como administrador. Se você não alterou a senha de administrador do roteador, há uma boa chance de ela ser “admin” (sem aspas). Se isso não acontecer, verifique o adesivo informativo na parte inferior ou traseira do roteador. Às vezes, os fabricantes de roteadores imprimem o nome de usuário e a senha padrão nele.
Se você ainda não conseguir acessar o roteador, recomendamos pressionar longamente o botão de redefinição e tentar novamente. Se isso não permitir que você acesse a interface de administração do seu roteador, tente procurar ajuda online. Existem muitos sites, como este, com listas dos roteadores e informações correspondentes de login do administrador.
A primeira coisa que você deve fazer depois de obter acesso ao seu roteador é alterar a senha padrão para algo mais seguro. Se você deixar a senha padrão como está, outra pessoa poderá simplesmente acessar seu roteador e mexer em suas configurações. A pessoa pode, por exemplo, desativar a a segurança da rede sem fio e capturar suas informações pessoais sem que você saiba.
Digite o endereço IP do seu roteador no seu navegador da web favorito.
Faça o login com o nome de usuário e senha padrão (ambos admin, geralmente).
Vá para as configurações.
Selecione Alterar senha do roteador ou uma opção semelhante.
Digite a nova senha.
Salve as novas configurações.
Lembre-se de que uma senha forte tem pelo menos oito caracteres e consiste em uma combinação de letras, números e caracteres especiais.
Antes de explicar como alterar o endereço IP do roteador, queremos esclarecer a diferença entre o endereço IP público e o endereço IP local.
Como o nome sugere, um endereço IP público é o endereço que computadores e servidores fora de sua rede veem quando você se conecta a eles. É também o endereço que você vê quando visita um site como What Is My IP?, que é líder no fornecimento de serviços de pesquisa de endereços IP.
Seu endereço IP público é atribuído a você pelo seu provedor de serviços de Internet e, normalmente, você não tem controle sobre ele. Alguns ISPs fornecem endereços IP estáticos a seus clientes, mas a probabilidade é que você tenha um endereço IP dinâmico que muda de tempos em tempos sozinho ou após uma solicitação.
Seu endereço IP local, por outro lado, é o endereço atribuído ao seu roteador e todos os outros dispositivos por trás dele, e você pode alterá-lo conforme achar melhor. Aqui está como fazer isto em roteadores D-Link. Para roteadores de outros fabricantes não será muito diferente.
Digite o endereço IP do seu roteador no seu navegador da web favorito.
Faça o login com o nome de usuário e senha padrão.
Clique em Setup.
Escolha as Configurações de Rede.
Digite o novo endereço IP do roteador em Configurações do Roteador.
Clique em Salvar Configurações.
Depois de alterar o endereço IP do seu roteador, você não poderá mais acessá-lo usando o endereço antigo. Isso é algo a ser lembrado, já que isso pode fazer com que você desista da próxima vez que decidir alterar as configurações do seu roteador.
SSID (Service Set Identifier) é apenas um termo chique para o nome da rede. Como você provavelmente sabe, todas as redes Wi-Fi são identificadas exclusivamente por uma sequência de caracteres. Se você nunca alterou as configurações do roteador sem fio antes, provavelmente o seu Wi-Fi tem um nome muito genérico. Para alterá-lo para algo mais memorável, existem algumas etapas que você deve seguir:
Digite o endereço IP do seu roteador no seu navegador da web favorito.
Faça o login com o nome de usuário e senha padrão.
Clique em Setup.
Escolha Configurações sem fio.
Digite seu novo SSID.
Salve as novas configurações e espere o roteador reiniciar.
Ao escolher um nome para sua rede Wi-Fi, fique longe de qualquer coisa que possa ser interpretada como ofensiva. Também recomendamos que você não tente fazer com que sua rede seja um ponto de acesso público. Usar um nome falso para o seu Wi-Fi realmente não faz nada pela sua privacidade e segurança, mas pode diminuir drasticamente sua velocidade de download e upload.
Muitos roteadores sem fio modernos podem transmitir vários pontos de acesso ao mesmo tempo. Normalmente, um ponto acessado é usado para conectar os dispositivos conhecidos à rede e outro ponto de acesso completamente separado é criado para os convidados e visitantes . O principal benefício é que você não precisará compartilhar a sua senha Wi-Fi principal com estranhos e evitar que ela seja publicada em outro lugar.
Para criar um WiFi convidado com um roteador Netgear, siga as instruções abaixo. O processo será muito similar para roteadores de outros fabricantes.
Digite o endereço IP do seu roteador no seu navegador da web favorito.
Digite o nome de usuário e a senha do roteador.
Selecione Rede de Convidados.
Assegure-se de que a caixa de seleção Ativar Broadcast de SSID esteja selecionada.
Dê o nome a rede de convidado.
Selecione uma opção de segurança.
Clique no botão Aplicar para salvar as configurações.
Roteadores sem fio suportam diferentes padrões 802.11, que fornecem várias faixas de frequência de rádio distintas, também chamadas de bandas, para uso em comunicações WiFi, com cada banda sendo dividida em múltiplos canais.
Se você tiver um roteador mais recente, as chances são de que ele suporte as bandas de 2,4 GHz e 5 GHz. Como a banda de 5 GHz é menos comum do que a banda de 2,4 GHz, ela tende a ser menos lotada, tornando-a uma ótima opção para áreas urbanas densamente povoadas, onde as redes Wi-Fi estão presentes em grandes concentrações.
Quando se trata de escolher o canal Wi-Fi mais adequado, um analisador de rede, como o NetSpot, pode fornecer as informações necessárias para tomar uma decisão informada.
Faça o download e instale o NetSpot.
Abra o aplicativo e ative o Modo Inspetor.
Espere um pouco até que o NetSpot colete informações sobre as redes Wi-Fi da vizinhança e apresente os dados das redes sem fio através de uma tabela interativa.
Clique no botão “Channels 2.4 GHz” para ver onde os canais Wi-Fi estão sobrepostos.
Procure o canal que contenha o menor número de redes nele.
Se você estiver selecionando a banda de 2,4 GHz, tente escolher o canal 1, 6 ou 11. Estes são os chamados canais não sobrepostos, o que significa que eles não se sobrepõem uns aos outros.
Você pode usar o NetSpot para Android para detectar e inspecionar as redes Wi-Fi próximas e os canais em que elas transmitem.
O controle dos pais é um recurso que ajuda a reduzir o risco de seu filho ser exposto a conteúdo online inapropriado. Esses controles podem ser divididos em duas grandes categorias: filtragem e monitoramento. Com a filtragem, você pode limitar o acesso a conteúdo impróprio para a idade e definir prazos de uso. O monitoramento permite que você veja exatamente o que seu filho está fazendo online, para que você possa intervir a tempo caso sinta que alguém está em perigo.
O controle dos pais geralmente está localizado nas configurações do roteador, mas ele também pode ter a sua própria categoria. Como as crianças farão de tudo para burlar as restrições de conteúdo que você usa para protegê-las, é altamente recomendável definir um PIN para o controle dos pais.
Se você tem um roteador capaz, nem precisa estar em casa para monitorar a atividade dele. Graças à funcionalidade de gerenciamento remoto, você pode monitorá-lo de qualquer lugar usando seu smartphone ou computador.
Para acessar seu roteador de uma rede externa:
Acesse o painel de administração do seu roteador.
Vá para configurações e procure por Gerenciamento Remoto.
Ative o Gerenciamento Remoto e salve as configurações.
O motivo pelo qual o gerenciamento remoto vem desativado por padrão é que ele representa um certo risco de segurança. Os hackers podem tentar quebrar a senha do roteador e usar o gerenciamento remoto para comprometer a sua segurança. É por isso que recomendamos que você desative o gerenciamento remoto quando souber que não o usará por um tempo.
Você percebeu que a sua velocidade de internet flutua para cima e para baixo independentemente da sua atividade? Há uma chance de que alguém, além de você, esteja conectado ao seu roteador e roubando a sua banda. Para descobrir se esse é o caso, você precisará ir ao painel administrativo do seu roteador:
Descubra o endereço IP do seu roteador.
Digite esse endereço IP em uma janela do navegador.
Faça o login como administrador.
Procure uma opção chamada “Minha rede” ou “Dispositivos Anexados” ou algo semelhante.
Se você ver um dispositivo que não deveria estar conectado ao roteador, o remova da rede e bloqueie o endereço MAC dele.
Roteadores são máquinas complexas com uma infinidade de configurações diferentes que você pode brincar e personalizar ao seu gosto. Neste artigo, explicamos como acessar o roteador e alterar as suas configurações, incluindo as configurações da rede sem fio do roteador. É impossível falar sobre todas as configurações de um roteador, mas as opções mais cruciais foram abordadas neste artigo.
Um app analisador de WiFi que roda em MacBook (macOS 10.10+) ou em qualquer laptop (Windows 7/8/10/11) que tenha um adaptador de rede sem fio padrão 802.11a/b/g/n/ac/ax.
Se você deseja obter mais informações sobre WiFi, confira os seguintes artigos sobre roteadores WiFi, melhores aplicativos para redes sem fio, sinal WiFi, etc.