Tudo o que você precisa saber sobre um roteador WiFi e como tirar o máximo proveito dele

Os roteadores WiFi estão em toda parte e é difícil imaginar o mundo sem eles. Apesar do seu uso generalizado, a maioria das pessoas se queixa do desempenho do roteador sem fio em algum momento.

Wireless Router

Na verdade, até mesmo o melhor roteador sem fio pode ter problemas para cobrir toda a extensão de uma casa ou escritório com sinal WiFi confiável. É por isso que é essencial saber como tirar o máximo proveito de um roteador WiFi e ter as ferramentas certas para o trabalho.

TP-Link Archer C2300

TP-Link Archer C2300

Ver Detalhes
Linksys EA8300 MaxStream

Linksys EA8300 MaxStream

Ver Detalhes
Logo ASUS GT AC5300

Asus ROG Rapture GT

Ver Detalhes
Logo Mesh Google WiFi

Google WiFi

Ver Detalhes
Logo NETGEAR Orbi Satellite Outdoor Mesh WiFi-System

NETGEAR Orbi

Ver Detalhes
Por sermos um Associado da Amazon, nós podemos ganhar uma comissão através das compras qualificadas feitas usando um dos links "Comprar da Amazon" presentes nesta página.
NetSpot Programa de Pesquisa e Levantamento WiFi
Meça e visualize a força do sinal do seu roteador sem fio de forma fácil.
  • 4.8
  • 957 Avaliações de usuários

Antes de começarmos

Confiado por inúmeros profissionais de TI e usuários domésticos casuais, o NetSpot é uma dessas ferramentas. Os pontos fortes do NetSpot são a análise da rede WiFi, o levantamento e mapeamento do local e a resolução de problemas da rede.



Os pontos fortes do NetSpot são a análise da rede WiFi, o levantamento e mapeamento do local e a resolução de problemas da rede

Com o NetSpot, você pode fazer com que até mesmo um roteador Wi-Fi de baixo custo rode tão bem quanto um roteador mais caro, bem como, fazer com que um roteador de altíssima qualidade rode em seu potencial total.

NetSpot Discover Mode

O NetSpot é simples, poderoso e está disponível gratuitamente.

O que é um roteador WiFi?

Simplificando, um roteador WiFi é um dispositivo eletrônico que envia dados recebidos de um cabo da Internet para outros dispositivos. Ele também atua como ponto de acesso sem fio do qual compartilha dados por meio do uso de sinais de rádio. O roteador converte o fluxo de dados entregue pela sua conexão com a Internet em sinais de rádio. Esses sinais são recebidos por dispositivos compatíveis com WiFi, como smartphones, laptops e tablets.

Escolhendo o Melhor Roteador Sem Fio

Se você acredita que todos os roteadores são iguais você está errado. Existem boas razões pelas quais você deve considerar deixar para trás o roteador instalado pelo seu provedor de Internet e adquirir um novo e melhor para colocá-lo em seu lugar.

Antigamente um roteador de Internet servia apenas para conectar um único computador à internet. Mas os roteadores de Internet modernos são diferentes. Eles fornecem acesso à Internet sem fio para smartphones, tablets, smartwatches e aparelhos domésticos que podem ser conectados à Internet. Eles são altamente seguros, possuem portas USB para compartilhamento de arquivos e suportam todos os padrões sem fio atuais, como o 802.11ac, que oferece cerca de 3x a largura de banda do antigo padrão 802.11n.



A maioria dos roteadores WiFi modernos já suporta a versão mais recente dos padrões WiFi, que é 802.11ax a.k.a. WiFi-6, é uma atualização em relação ao padrão anterior, que é 802.11ac (WiFi-5).

Alguns roteadores ainda transmitem em duas frequências simultaneamente. Esses roteadores são chamados de roteadores de banda dupla (dual band) e eles suportam as bandas 2,4 GHz e 5 GHz. Por que isso é importante? Porque a faixa de frequência de 2,4 GHz tende a ser muito tumultuada. Em algumas áreas residenciais ou blocos de apartamentos, dezenas de roteadores sem fio podem transmitir um sinal sem fio no mesmo canal, tornando difícil para os dispositivos eletrônicos coletarem os pacotes de dados corretos em meio a todo esse ruído.

Os roteadores também oferecem diferentes faixas. Talvez você já tenha visto roteadores que se parecem com ciber-aranhas assustadoras, com antenas enormes apontando para todas as direções. Estes roteadores possuem um alcance melhor do que muitos dos roteadores menores com antenas embutidas.

Os roteadores mais antigos que suportam apenas o padrão 802.11n podem acomodar apenas 30 clientes simultâneos. Já os mais recentes, os roteadores 802.11ac, suportam quase 100 conexões simultâneas, tornando-os muito mais adequados para espaços como escritório e empresas voltadas para o atendimento público.


As atualizações de software são vitais quando se trata de roteadores sem fio. Os atacantes cibernéticos liberam mais de 390.000 novos programas maliciosos todos os dias e, portanto, os roteadores antigos e desatualizados são os seus principais objetivos. Os fabricantes de roteadores têm que tomar o mesmo tipo de decisões de negócios que todas as outras empresas e, portanto, não podem dar suporte a produtos antigos infinitamente.

Esse roteador que o seu provedor de serviços de Internet lhe deu há 5 anos pode estar vulnerável a uma grande variedade de ataques cibernéticos perigosos, muitos dos quais podem custar sua privacidade ou a sua conta bancária. Por que arriscar tudo isso quando você pode comprar um novo roteador e ficar mais seguro?

Antes de comprar um novo roteador, certifique-se sempre de conferir as avaliações do roteador sem fio para ver o que os outros têm a dizer sobre isso. Existe muita coisa que você pode aprender sobre um produto em suas especificações e descrições. A confiabilidade e o desempenho no mundo real levam algum tempo para avaliar.

Não Culpe seu Roteador WiFi

Antes de dizer “o meu roteador Wi-Fi não é bom”, considere o que mais poderia estar afetando a qualidade do seu sinal Wi-Fi e sua velocidade na Internet.

Antes de qualquer coisa, verifique se a sua rede sem fio está criptografada. Às vezes, um roteador pode ficar sem energia durante muito tempo e retornar os padrões de fábrica. Isso pode acontecer sem o seu conhecimento, deixando a sua rede WiFi acessível a qualquer um. Sendo assim, nem é preciso dizer que a velocidade da sua Internet despencará quando todos os seus vizinhos estiverem usando o seu sinal wifi.

Atualmente, o padrão WPA2 (Wi-Fi Protected Access 2) é recomendado como alternativa mais segura ao padrão WEP mais antigo e muito menos seguro.

Depois disso, certifique-se de que o seu provedor de serviços de internet está entregando as velocidades de download e upload contratadas. Só porque esteja escrito no seu contrato que você receberá velocidade de download de 20 Mbps, isso não significa que você realmente esteja recebendo. O recurso de Verificação Ativa do NetSpot permite que você teste rapidamente e com precisão as velocidades de conexão da rede.

Para usar o recurso:

  • Inicie um novo projeto de levantamento da rede

  • Carregue uma planta do seu ambiente ou crie uma nova

Netspot — New Survey
  • Verifique a sua área

  • Veja se existe um indicador azul de Verificação Ativa

NetSpot active scan
  • Confira todas as visualizações disponíveis ver a sua velocidade de upload, velocidade de download, taxa de transmissão sem fio e outras métricas úteis.

Por último, mas não menos importante, verifique se o seu computador usado no teste está em boas condições de funcionamento. Uma das causas para a velocidade lenta da internet pode ser uma infestação de malware ou alguns processos em segundo plano. Às vezes, basta reiniciar o computador para resolver o problema, mas muitos problemas sérios só podem ser resolvidos através de uma reinstalação completa do seu sistema operacional.

Dicas para configurar um roteador WiFi

Aqui estão algumas dicas que podem ajudar você a configurar um roteador sem fio. De acordo com a área que você pretende cobrir com seu sinal WiFi, será preciso de apenas de um roteador para fazer o trabalho. A configuração ideal do roteador será essencial para obter o máximo de desempenho do equipamento.

Posicione corretamente o seu roteador — colocar o roteador em um local livre de obstáculos é a chave para obter o melhor sinal do roteador. Coloque-o o mais alto possível e mantenha-o longe de outras fontes que possam produzir interferência sem fio, como micro-ondas e telefones sem fio.

Select a Good Place for Your Router

Proteja a sua rede — certifique-se de acessar o painel de administração do seu roteador e alterar a senha padrão do dispositivo. Configure o seu roteador para o mais alto nível de segurança com WPA2, no mínimo, para proteger a rede e seus usuários.

Secure your network

Mantenha o firmware atualizado — para garantir que seu dispositivo esteja operando de maneira ideal, você deve realizar as atualizações de firmware oferecidas pelo fabricante do seu roteador. Recomendamos que você configure o roteador para ele instalar automaticamente as atualizações de firmware disponíveis.

Keep Your Router Updated

Minimize a distância entre o roteador e os dispositivos conectados — se você achar que os dispositivos sem fio estão com problemas com o sinal WiFi, talvez seja necessário aproximá-los do roteador para obter o desempenho desejado. Se isso for um grande problema, você se tornará candidato para uma instalação de rede mesh (malha).

Make Your Router the Center of Attention

O que é Rede Mesh?

Nossa expectativa é que o acesso à Internet esteja disponível em todos os lugares e essa mesma expectativa é válida para as redes WiFi. No entanto, o roteador WiFi comum raramente pode cobrir mais do que um único ambiente com um sinal forte e estável. É aí que entra em ação a rede mesh (malha).

Ao primeiro olhar, uma rede WiFi mesh funciona como qualquer rede WiFi tradicional que tenha um único roteador: a rede se identifica com clientes através de um único SSID (identificador de conjunto de serviços) e pode solicitar que os clientes digitem uma senha.

Employing mesh network

Mas há uma grande diferença: a força de uma rede WiFi mesh em uma casa ou escritório não perde ou varia muito o seu sinal de sala em sala. Isso porque, na verdade, uma rede Wi-Fi mesh consiste em vários roteadores WiFi mesh, geralmente chamados de nós, organizados em uma topologia mesh (malha).

Embora ainda seja mais caro configurar uma rede WiFi mesh em comparação com o custo de uma rede WiFi com um único roteador, os benefícios fazem valer cada centavo investido — pelo menos quando configurada corretamente. Saiba mais sobre redes WiFi mesh e sua configuração.

Dicas para configurar uma rede mesh

Configurar uma rede mesh traz alguns desafios que devem ser resolvidos. Aqui estão algumas dicas para configurar uma rede em malha.

Planejar a rede mesh — fazer um levantamento da área de cobertura para planejar a localização dos nós que fornecerão os pontos de acesso à rede. De acordo com os locais, você poderá optar por uma rede mesh que ofereça meios com ou sem fio de conexão.

Considere conexões com fio para determinados dispositivos — Aparelhos de entretenimento como televisões e consoles de jogos podem se beneficiar de estar diretamente conectados a um nó na rede mesh.

Melhor Estratégia de Otimização do Roteador WiFi

O modo de levantamento do NetSpot permite que você crie um mapa visual da força do sinal da rede sem fio

A forma mais eficaz de otimizar o desempenho do seu roteador é descobrir qual o local ideal para colocá-lo. O modo de levantamento do NetSpot permite que você crie um mapa visual da força do sinal da rede sem fio no seu ambiente e veja onde o sinal está mais forte e mais fraco. Use esta informação para decidir se não é melhor colocar o roteador em outro lugar.

Wifi Heatmap

Com o NetSpot, você pode verificar rapidamente os resultados e ajustar o seu curso de ação.

Os Melhores Roteadores WiFi

Nós não propomos que esta seja uma lista exaustiva dos roteadores WiFi disponíveis no mercado. Isso está além do escopo deste artigo e abrangeria centenas de dispositivos. A lista que fornecemos foi projetada para colocar você na direção de alguns dos melhores roteadores do mercado, portanto, a partir desta lista você começará a procurar o melhor roteador para a sua situação individual.

ESCOLHA #1
LOGO TP-LINK
TP-Link Archer C2300

Aqui está um roteador de alto desempenho cujo tamanho compacto desmente a sua potência. É um roteador tri-band fornecendo suporte para 802.11n (2.4GHz, 5GHz) e 802.11ac (5GHz).

TP-Link Archer C2300

Ethernet, bem como uma porta USB 2 e uma porta USB 3. É poderoso o suficiente para fornecer cobertura através de paredes e tetos e vem com proteção antivírus instalada. É uma ótima opção para uma rede WiFi doméstica.

ESCOLHA #2
Logo Linksys
Linksys EA8300 MaxStream

Este roteador Linksys oferece suporte tri-band para os padrões 802.11n (2.4GHz, 5GHz), 802.11ac (5GHz) e oferece flexibilidade que permite a personalização do seu dispositivo para otimizar o desempenho.

Linksys EA8300 MaxStream

O software permite que você use o navegador do seu computador ou o aplicativo dedicado de seu celular para executar várias funções, como monitorar o uso da rede, priorizar a distribuição de dados e equilibrar a transmissão de dados entre as três bandas sem fio. Inclui 4 portas Ethernet e uma interface USB 3.

ESCOLHA #3
Logo ASUS
Asus ROG Rapture GT

Este é um roteador caro e extremamente potente, perfeito para um jogador hard-core que exige desempenho máximo em todos os momentos. É também um roteador tri-band que oferece ao usuário uma escolha entre os padrões 802.11n (2.4GHz, 5GHz) e 802.11ac (5GHz).

Os jogadores vão adorar o par dedicado de portas Ethernet que garantem que o seu console de jogos tenha a largura de banda de que necessita. O roteador é facilmente configurado e gerenciado através do console da web do ROG Gaming Center.

Asus ROG Rapture GT-AC5300

Está além do escopo deste artigo cobrir todos os roteadores WiFi que merecem destaque. Confira a lista dos melhores roteadores WiFi de 2022 aqui.

Melhores Roteadores WiFi Mesh

Esta é uma lista de algumas das melhores alternativas ao WiFi mesh no mercado.

ESCOLHA #1
Logo Google WiFi
Google WiFi

Esse sistema altamente aclamado é considerado uma das redes mesh mais gerenciáveis e fáceis de configurar. Sua facilidade de uso é complementada por seu alto desempenho e design avançado. O sistema de malha do Google WiFi é composto por três componentes que podem servir como o núcleo do sistema, agilizando a instalação da rede.

Google Wi-Fi Router

Você controla seu sistema com o aplicativo intuitivo do Google WiFi, que inclui a capacidade de monitorar sua rede e a integridade de seus pontos de conexão. O aplicativo inclui um teste de velocidade da Internet e permite que você priorize o tráfego para os dispositivos escolhidos.

ESCOLHA #2
Logo Netgear
Netgear Orbi AC2200 RBK23

Aqui está um roteador Netgear que é perfeito para usuários que desejam implementar uma rede mesh em casa.

O kit vem com um roteador e dois satélites para estender o sinal WiFi em toda a sua casa. Os componentes apresentam um design elegante e moderno que não colidirá com a decoração da sua casa. A Orbi oferece ótimo desempenho e é fácil de configurar. É bastante caro, mas definitivamente vai resolver seus problemas com a falta de cobertura WiFi em sua casa.

Netgear Orbi AC2200 RBK23

O Google e a Netgear Orbi não estão sem concorrência, já que muitas outras grandes empresas também lançaram soluções atraentes para redes WiFi, incluindo a Comcast, que está tentando renovar seus serviços de internet domésticos Xfinity sob a marca xFi.

Os Pods xFi, como a Comcast chama seus aparelhos mesh, podem ser emparelhados com um gateway xFi para criar uma rede WiFi de malha e eliminar áreas onde a cobertura WiFi diminui ou é fraca.

Aqui você encontra os melhores roteadores WiFi mesh de 2022.

Conclusione

Seja qual for a sua decisão, usar uma solução com um único roteador WiFi para as suas necessidades ou optar por uma rede mesh, você deverá usar um analisador WiFi de qualidade, como o Netspot, para planejar, manter e otimizar a sua rede. Será fundamental para a capacidade de tirar o melhor de desempenho da sua rede, independentemente do tipo de hardware que você escolher.

O Netspot é um aplicativo de análise WiFi abrangente que roda no Windows e no MacOS. Você pode baixar e testar o aplicativo gratuitamente para ver como ele poderá ajudar você a planejar e a ajustar sua rede WiFi.

É uma ferramenta poderosa e fundamental para qualquer administrador de rede, mas é intuitiva o suficiente para que o usuário comum possa usar e obter o máximo desempenho do roteador WiFi.

PORTANTO, NÓS RECOMENDAMOS
NetSpot

Um app analisador de WiFi que roda em MacBook (macOS 10.10+) ou em qualquer laptop (Windows 7/8/10/11) que tenha um adaptador de rede sem fio padrão 802.11a/b/g/n/ac/ax.

Obter o NetSpot
  • 4.8
  • 957 Avaliações de usuários
O que as pessoas falam sobre nós
Leia a seguir em Tudo Sobre Roteadores Wi-Fi

Se você deseja obter mais informações sobre WiFi, confira os seguintes artigos sobre roteadores WiFi, melhores aplicativos para redes sem fio, sinal WiFi, etc.

WiFi lenta?
O NetSpot ajuda a solucionar problemas comuns de rede e descobrir possíveis fontes de interferência.
NetSpot Wifi Heatmap