Ponto de acesso sem fio: O que é e como configurá-lo

Os pontos de acesso sem fio estão em todos os lugares. Em qualquer cidade maior ao redor do mundo, tornou-se impossível andar um quarteirão sem encontrar pelo menos um ou dois pontos de acesso.

What is a wireless access point

Sabemos que os pontos de acesso nos permitem conectar à Internet, mas como exatamente eles fazem isso, quais são suas vantagens e desvantagens, e como você pode configurar um ponto de acesso em casa? Estas e outras questões são os tópicos deste artigo.

NetSpot Programa de Pesquisa e Levantamento WiFi
Meça e visualize a força do sinal do seu roteador sem fio de forma fácil.
  • 4.8
  • 957 Avaliações de usuários

O que é um ponto de acesso sem fio?

Um ponto de acesso sem fio, comumente chamado de Access Point (AP), é um dispositivo de rede que permite fácil acesso à Internet. A maioria dos pontos de acesso parecem muito semelhantes aos roteadores. Na verdade, os roteadores modernos geralmente podem funcionar como pontos de acesso.

Os provedores de serviços de Internet normalmente dão aos seus clientes um roteador com a funcionalidade de ponto de acesso para tornar o conjunto mais simples. Se lhe deram um roteador sem a funcionalidade de ponto de acesso, os clientes teriam que conectar um ponto de acesso dedicado ao roteador para desfrutar de acesso à Internet sem fio, o que seria altamente inconveniente e além do conhecimento técnico da maioria dos usuários domésticos.

O termo ponto de acesso sem fio é frequentemente confundido com o termo hotspot. Um ponto de acesso sem fio abrange uma área com um sinal WiFi, e a área em que se pode se conectar à Internet é chamada Hotspot.

Antes das redes WiFi, era bastante problemático conectar novos dispositivos à Internet, porque cada novo dispositivo tinha de ser conectado com um fio para um roteador conectado à Internet. É claro, os estudantes ou os trabalhadores de escritórios carregaram raramente seus próprios dispositivos eletrônicos pessoais, assim que a situação não era quase tão sombria como seria hoje se nós não tivéssemos pontos de acesso sem fio.

Após a explosão do mercado dos smartphones, o acesso rápido da internet torna-se a norma e assim foi com os pontos do acesso de WiFi. A maioria das pessoas gerenciam seu próprio ponto de acesso WiFi em casa, mas muitos não sabem como conseguir a melhor força de sinal e as melhores velocidades de download e upload possíveis.

Um ponto de acesso WiFi é suficiente?

Como você já vivenciou inúmeras vezes, o sinal WiFi tem uma gama limitada e é afetado por vários obstáculos, tais como paredes e interferências, como a rede WiFi do seu vizinho.

Para otimizar sua rede doméstica sem fio, o primeiro passo é descobrir onde o sinal é o mais fraco. Basta tentar lembrar de todos os lugares em sua casa onde a web levar uma eternidade para carregar e onde os vídeos online constantemente carregam. Para se livrar dessas zonas de sinal fraco, você precisa mudar a posição do seu ponto de acesso sem fio para cobrir todo o seu lar com um sinal de WiFi forte e uniforme.

Mas movendo o ponto de acesso WiFi aleatoriamente pode tornar tudo muito pior. É aqui que a Análise WiFi e as ferramentas de visualização, como o NetSpot, entram. Com NetSpot, você pode rapidamente criar um mapa visual de sua rede de WiFi e ver onde o sinal é mais forte e mais fraco.

Netspot — heatmap visualizations

Você pode descobrir que a metade de sua casa mais perto do roteador é coberta com um sinal muito forte, enquanto a outra metade deixa muito a desejar. Nesse caso, a solução é simples: mover o ponto de acesso para o centro de sua casa para alcançar a mesma cobertura.

Em alguns casos, você pode descobrir que seu ponto de acesso WiFi não é suficientemente forte para cobrir todas as partes de sua casa não importa onde você o coloque. A solução? Ou comprar um novo ponto de acesso ou instalar um Booster de WiFi. Alguns dos melhores pontos de acesso sem fio no mercado são fortes o suficiente para cobrir até mesmo um grande apartamento ou uma casa menor, e são carregados com recursos extras úteis.

Os impulsionadores de WiFi, de um lado, podem rapidamente estender a escala de todo o ponto de acesso sem fio, mas criam uma rede adicional que não o beneficiem a menos que você o ative manualmente. Em ambos os casos, NetSpot pode ajudá-lo a verificar se seu ponto de acesso adquirido recentemente ou um booster fizeram o seu trabalho.

Como configurar um ponto de acesso WiFi?

Cada procedimento de configuração de ponto de acesso sem fio deve enfatizar a segurança acima de tudo. Quando um ponto de acesso sem fio é conectado a uma rede física em que baseia sua segurança no controle de acesso físico e confia em todos os usuários da rede local, qualquer pessoa dentro do alcance do ponto de acesso sem fio pode anexar à rede e potencialmente causar danos.

A solução essencial para a segurança do Access Pointé a criptografia. Os pontos de acesso modernos oferecem suporte a uma gama de mecanismos de criptografia, sendo o WPA2 o mais robusto. Alguns pontos de acesso mais antigos suportam apenas o esquema de criptografia WEP, que foi provado insuficientemente seguro contra ataques modernos.

Certifique-se sempre de escolher uma senha que não pode ser facilmente adivinhada. É melhor se você manter esta senha para si mesmo e criar uma rede separada de clientes sem fio com uma senha mais simples que você pode facilmente dar para os amigos e convidados que vêm para visitar.

Além da segurança, você deve prestar atenção ao canal em que sua rede wireless é transmitida. O Modo Inspetor do NetSpot pode coletar todos os detalhes sobre as redes sem circundantes e apresentar os dados coletados como uma tabela interativa, permitindo que você veja quais canais sem fio estão mais ocupados.

NetSpot Discover Mode

Se puder, mude para um canal onde não se vê muito tráfego para desfrutar de download e upload mais rápidos e melhores tempos de resposta. Finalmente, certifique-se de evitar colocar o seu ponto de acesso sem fio perto de dispositivos eletrônicos que podem interferir com ele, e sempre usar uma ferramenta de análise sem fio, como NetSpot para otimizar a cobertura.

Com a ferramenta certa para o trabalho e o know-how básico do que fazer, você pode configurar um ponto de acesso WiFi como um técnico profissional e resolver a maioria dos problemas de rede que encontrar.

PORTANTO, NÓS RECOMENDAMOS
NetSpot

Um app analisador de WiFi que roda em MacBook (macOS 10.10+) ou em qualquer laptop (Windows 7/8/10/11) que tenha um adaptador de rede sem fio padrão 802.11a/b/g/n/ac/ax.

Obter o NetSpot
  • 4.8
  • 957 Avaliações de usuários
O que as pessoas falam sobre nós
Leia a seguir em Tudo Sobre Roteadores Wi-Fi

Se você deseja obter mais informações sobre WiFi, confira os seguintes artigos sobre roteadores WiFi, melhores aplicativos para redes sem fio, sinal WiFi, etc.

WiFi lenta?
O NetSpot ajuda a solucionar problemas comuns de rede e descobrir possíveis fontes de interferência.
NetSpot Wifi Heatmap
NetSpot for iOS
Heat Maps & Speed Test
NetSpot
Free WiFi Analyzer
We use cookies to ensure the best user experience on our website. Learn more