A rede mesh sem fio consiste em nós (pontos) de rádio organizados em uma topologia mesh (em malha). As redes mesh sem fio são compostas de clientes, roteadores e gateways mesh. Eles distribuem o sinal de Wi-Fi de forma uniforme e sólida em torno de sua casa ou escritório.
Em redes mesh, os roteadores mesh se conectam entre si e enviam o sinal WiFi de um para outro, bem como, para a área que os rodeia. Basicamente, é como um cobertor de retalhos que cobre todo o espaço.
Se o seu telefone estiver conectado ao roteador mesh A e está tentando se comunicar com o modem a cabo conectado ao roteador C, o roteador mesh B, que fica entre ambos, irá fornecer uma melhor comunicação.
Estes pontos intermediários são chamados de “saltos” ou “hops” da rede mesh. Cada salto introduzirá certo nível de atraso, por esta razão é ideal que o número de saltos seja minimizado, por exemplo, encontrando o ponto mais direto entre eles. Quando você tem roteadores mesh suficiente, se por algum motivo um deles ficar offline, o sinal poderá encontrar o seu caminho, graças aos nós alternativos.
Cada fabricante de roteador (Eero, Luma, Netgear Orbi, Google WiFi) tem suas próprias características, porém há uma coisa que certamente todos têm em comum: eles prometem eliminar as zonas mortas de WiFi ao cobrirem todo o ambiente com um sinal Wi-Fi uniformemente distribuído. Todos eles possuem um visual bacana, são fáceis de configurar e muito convenientes.