Por que você precisará acessar o seu roteador WiFi e como fazer

No coração de qualquer rede sem fio está o roteador WiFi que possui todas as configurações necessárias para a rede funcionar. Portanto, se você deseja alterar alguma coisa, precisa saber como fazer login no seu roteador.

How to log into router

Se você possui uma rede WiFi em sua casa ou escritório, pode aproveitar a conveniência e a flexibilidade que uma conexão sem fio à Internet oferece aos seus usuários. Ela é ótima para permitir o uso completo de aparelhos móveis e acaba com as restrições da conexão de rede com fio. As redes WiFi domésticas são um componente integrante de uma implementação doméstica inteligente, permitindo a comunicação entre os dispositivos e o software de monitoramento ou controle.

NetSpot Programa de Pesquisa e Levantamento WiFi
Meça e visualize a força do sinal do seu roteador sem fio de forma fácil.
  • 4.8
  • 957 Avaliações de usuários

Por que você gostaria de entrar no seu roteador WiFi?

O roteador WiFi é responsável por fornecer acesso sem fio à rede. Isso é feito convertendo dados de um modem conectado à Internet em sinais de rádio. Esses sinais são captados e usados para comunicação por qualquer dispositivo com capacidade sem fio na área de cobertura da rede. Sem um roteador, você não teria rede WiFi.

Pessoas que são simples usuários da rede Wi-Fi não devem fazer login no roteador. De fato, o administrador da rede deve ser aconselhado a garantir que o roteador não esteja acessível ao usuário comum. A única informação relacionada à rede WiFi que a maioria dos usuários precisa saber é a senha necessária para acessar a rede.

Por outro lado, se você é responsável por configurar e realizar a manutenção da rede WiFi, há vários motivos para querer acessar o seu roteador. No caso das milhões de redes WiFi domésticas atualmente em uso, isso geralmente significa que o indivíduo responsável não é um administrador de rede profissional.

Se você estiver nessa situação, talvez não perceba a importância de fazer login no seu roteador. Aqui estão alguns dos motivos pelos quais você pode querer acessar este dispositivo essencial.

Atualizar configurações de segurança

Existem várias configurações de segurança relacionadas à sua rede WiFi que são administradas pelo roteador. Deixar a sua rede insegura faz com que os usuários fiquem vulneráveis ao caos que pode ser causado pelo acesso não autorizado ou pela infecção de malware. Três configurações diferentes se combinam para fornecer uma rede sem fio segura e todas elas podem ser alteradas a partir do roteador.

  • Credencias do roteador — É o usuário e a senha necessários para acessar o roteador. Todos os roteadores têm uma senha padrão que você deve alterar o mais rápido possível para evitar acesso não autorizado.

  • Senha WiFi — Os usuários precisam digitar esta senha para acessar a rede. Ela pode ter sido configurada quando a rede foi instalada, mas com o tempo, há vários motivos pelos quais você pode querer alterá-la para manter a segurança e o controle sobre seus recursos.

  • Modo de segurança — É aqui que você decide qual nível de segurança usará para proteger sua rede. Você sempre deve empregar no mínimo o nível WPA2 para manter uma rede segura.

Alterar as Configurações de Rede

Existem várias configurações de rede que você pode alterar.

Nome da rede — Este é o nome que os usuários verão ao procurar por uma rede a fim de se conectarem. Você pode alterá-lo para tornar mais óbvio se houver redes Wi-Fi concorrentes na área. Você também pode optar por ocultar o SSID — o nome da rede. Isso fará com que os usuários precisem conhecer e digitar o nome da rede a fim de obterem o acesso.

Canal — Você pode selecionar o canal que a sua rede Wi-Fi usa para transmitir dados para os dispositivos conectados. Alguns roteadores podem ser configurados para encontrar automaticamente o canal mais apropriado. O resultado de uma análise de rede pode indicar que você precisa alterar o canal para melhorar o desempenho.

Outros Ajustes

Dependendo da marca e modelo do seu roteador, pode haver uma variedade de outras configurações e opções que podem ser acessadas através do roteador. Alguns roteadores permitem que você conecte um dispositivo externo de armazenamento para ser compartilhado na rede, outro possuem a opção de controles dos pais para limitar o acesso de determinados dispositivos durante períodos definidos. Consulte a documentação do seu dispositivo em particular para ver quais recursos ele oferece.

Como Acessar o Roteador WiFi

Agora que você ficou interessado em acessar o seu roteador WiFi, vamos falar sobre como você pode realmente realizar esta tarefa. Existem semelhanças no processo, independentemente do tipo de roteador que você está usando, além de algumas diferenças que ilustramos ao observar os três seguintes roteadores. Falaremos sobre os roteadores D-Link, Netgear e Linksys genéricos, em vez de modelos individuais, pois o processo de login é o mesmo para os produtos de cada fabricante.

Existem duas informações necessárias independentemente do roteador que você está acessando.

Credenciais do roteador — Usuário e senha que você precisa para acessar o roteador. Se você não alterou a senha padrão e também não a conhece, pode encontrá-la em sites como http://www.routerpasswords.com/. Nele você encontrará listagens de IDs e senhas para todas as marcas e modelos de roteadores.

Endereço IP do roteador — Você colará este endereço IP no seu navegador da web para acessar seu roteador. Veja como encontrá-lo:

  • macOS — Preferências do Sistema > Rede > Avançado > TCP/IP mostrará o endereço IP do roteador.

  • Windows — Abra um prompt de comando e digite ipconfig. O gateway padrão indicará o endereço IP do seu roteador.

Depois de ter essas duas informações, dependerá apenas da interface fornecida pelo fabricante do roteador. Aqui está como chegar ao seu roteador e o que esperar quando você chegar lá.

Roteadores Linksys

1. Abra o seu navegador e acesse o endereço IP do roteador, que por padrão é 192.168.1.1.

Router’s IP address

2. Digite a senha do roteador no campo Access Router e clique no botão de login. A senha padrão é admin.

Linksys router login

3. Selecione Configurações de WiFi para atualizar senhas ou canais de transmissão.

Linksys router settings

Roteadores Netgear

1. Abra o navegador da web e acesse o endereço IP do roteador ou http://www.routerlogin.com.

2. Digite seu nome e senha. O nome de usuário é admin e a senha padrão é password.

Netgear router login

3. Clique em Efetuar login para acessar a tela inicial do roteador.

Netgear router admin panel

Roteadores D-Link

1. Abra o navegador da web e acesse o endereço IP do roteador ou acesse http://dlinkrouter.local.

2. Digite seu nome e senha. O nome de usuário é admin e a senha padrão também é admin.

D-Link router login

3. Clique em Efetuar login para acessar a interface do usuário do roteador e atualizar suas configurações.

D-Link router admin panel

Os procedimentos são muito semelhantes, assim como os da maioria dos roteadores que você encontrará. A chave é ter o endereço de acesso e a senha. Contudo, e se a senha foi modificada e você não a conhece? Veja como fazer.

O que fazer se não consigo fazer login no meu roteador sem fio?

Pode chegar um momento em que você precisa acessar um roteador para fazer alterações importantes e não tem a senha disponível. Talvez o antigo administrador de rede tenha saído de repente e tenha esquecido de passá-la para você. O motivo não importa agora. A questão é como você pode entrar no roteador?

A resposta é redefinir o roteador. Todo roteador tem um botão de reset em algum lugar que deve ser usado exatamente nesse tipo de situação. Pressione o botão de redefinição por cerca de 10 segundos fará com que a maioria dos roteadores voltem para as configurações originais de fábrica. Isso significa que agora você pode acessá-lo usando a senha padrão do fabricante.

Esteja ciente de que todas as configurações retornarão ao padrão. Isso pode exigir um pouco de trabalho de sua parte para reconfigurar o roteador. Confira a segurança associada à sua rede se precisar recorrer a essa tática para entrar no seu roteador. Precisar passar por uma reconfiguração deve ser estímulo suficiente para garantir a proteção da senha de administrador do roteador para uso futuro.

PORTANTO, NÓS RECOMENDAMOS
NetSpot

Um app analisador de WiFi que roda em MacBook (macOS 10.10+) ou em qualquer laptop (Windows 7/8/10) que tenha um adaptador de rede sem fio padrão 802.11a/b/g/n/ac.

Obter o NetSpot
  • 4.8
  • 957 Avaliações de usuários
O que as pessoas falam sobre nós
Leia a seguir em Tudo Sobre Roteadores Wi-Fi

Se você deseja obter mais informações sobre WiFi, confira os seguintes artigos sobre roteadores WiFi, melhores aplicativos para redes sem fio, sinal WiFi, etc.

WiFi lenta?
O NetSpot ajuda a solucionar problemas comuns de rede e descobrir possíveis fontes de interferência.
NetSpot Wifi Heatmap