Você já reparou quantos dispositivos eletrônicos dependem do acesso à Internet para funcionar? Sem a internet, os smartphones dificilmente seriam mais úteis do que os telefones celulares dos anos 90 e muitos aplicativos nem teriam sido lançados.
O WiFi portátil, às vezes também chamado de WiFi móvel, é um termo usado para se referir a redes WiFi criadas por roteadores WiFi portáteis.
Você já reparou quantos dispositivos eletrônicos dependem do acesso à Internet para funcionar? Sem a internet, os smartphones dificilmente seriam mais úteis do que os telefones celulares dos anos 90 e muitos aplicativos nem teriam sido lançados.
Claro, você sempre pode comprar um plano de dados para o seu smartphone, mas e os outros gadgets, como o smartwatch, o tablet ou o laptop? É aí que o WiFi portátil entra para salvar o dia.
Você provavelmente tem um roteador WiFi em casa com pelo menos dois cabos conectados: um cabo para conectar o roteador à Internet e um cabo para fornecer energia ao roteador.
Bem, os roteadores WiFi portáteis são exatamente como o roteador que você tem em casa, contudo, eles devem ser completamente sem fio. Eles se conectam à Internet via redes 2G/3G/5G (assim como o seu smartphone) e são alimentados por baterias.
Na prática, as redes WiFi criadas por roteadores WiFi portáteis não são diferentes dos pontos de acesso portáteis de WiFi criados pelos smartphones modernos. Por que você deveria comprar um roteador WiFi portátil quando o celular pode fazer o mesmo? Os roteadores WiFi portáteis são muito mais convenientes de usar, oferecem uma cobertura mais forte e duram muito mais com uma única carga.
Estamos cercados por hotspots WiFi públicos, mas confiar neles para realizar qualquer coisa além de conferir como estará o tempo e ler artigos online pode facilmente ser fatal. Nem todos os hotspots WiFi são legítimos e não é fácil distinguir aqueles que são, daqueles que foram configurados por criminosos cibernéticos que procuram roubar as suas informações pessoais.
Ao criar a sua própria rede WiFi portátil e usar uma forte criptografia, você saberá que poderá confiar nela com suas informações pessoais e fazer tudo online desde acessar seu banco até a compras online.
Da próxima vez que precisar de acesso à Internet, pense antes de se conectar a um ponto de acesso WiFi público e considere se não seria mais seguro comprar um roteador WiFi portátil — certamente sim!
Seu smartphone provavelmente pode criar um ponto de acesso WiFi com apenas alguns toques na tela. Mas se você já usou seu celular para criar uma rede WiFi portátil para laptops ou outros dispositivos, provavelmente sabe o quão rápido ela pode esgotar a bateria. Considerando que os smartphones modernos não duram tanto tempo com uma carga, não é ideal diminuir ainda mais a vida útil da bateria usando-os como pontos de acesso portáteis.
Por outro lado, os roteadores WiFi portáteis têm a sua própria fonte de energia e geralmente podem durar muito mais tempo do que a maioria dos smartphones. Uma emergência pode ocorrer a qualquer momento e um roteador WiFi portátil pode ajudá-lo a economizar bateria suficiente para fazer uma ligação telefônica de emergência.
Dependendo de onde você mora, o custo dos dados móveis pode ser extremamente alto, mesmo com um bom plano de dados. A situação é ainda pior ao viajar para o exterior e lidar com tarifas de roaming. Se você já recebeu uma conta telefônica tão alta que se recusou a acreditar quando a viu pela primeira vez, sabe do que estamos falando.
Felizmente, não existem contas ultrajantes para se preocupar com o WiFi portátil. Por exemplo, o WiFi portátil da Verizon começa em apenas $19 para o Verizon Ellipsis Jetpack com um contrato de 2 anos.
O Ellipsis Jetpack é uma caixa WiFi portátil bem projetada que facilmente cabe no seu bolso. Ela pode ser usada para conectar simultaneamente até oito dispositivos via WiFi à Internet.
Se você pagar pelos dados móveis, é uma boa ideia criar seu próprio ponto de acesso móvel criptografado e usá-lo para acessar a Internet a partir de outros dispositivos. Quando você é responsável por sua própria segurança, pode usar o mais recente padrão de criptografia WiFi e estabelecer qualquer política de senha que desejar.
A única desvantagem real da WiFi portátil é que você tem mais um dispositivo para se preocupar. Porém é um dispositivo com um bom motivo para se ter. Além disso, ele ocupa pouco espaço, não requer atenção e pode funcionar por mais de um dia sem precisar recarregar. O que você acha?
Para obter a melhor experiência possível com um aparelho WiFi portátil, escolha cuidadosamente o dispositivo para que ele seja completamente adequado às suas necessidades. Aqui estão algumas coisas que você deve considerar:
Planos de dados: Alguns dispositivos WiFi portáteis são desbloqueados, ou seja, podem ser usados com planos de dados de vários provedores de serviços de Internet, enquanto outros só podem ser usados com planos de dados de um único provedor, geralmente o fabricante do dispositivo. A capacidade de alterar seu provedor de serviços de Internet a qualquer momento é certamente útil, mas não se prenda muito a isso. Os roteadores WiFi portáteis não são muito caros e os provedores de serviços de Internet geralmente oferecem um grande desconto se você concorda em assinar um contrato.
Conexões simultâneas: conte quantos dispositivos você gostaria de conectar à sua rede WiFi portátil e compre um roteador portátil que suporte pelo menos mais algumas conexões simultâneas do que aquelas que você realmente precisa. Você nunca sabe quando um amigo pode lhe visitar e precisar de acesso também.
Velocidade do WiFi: Algo crucial a ser lembrado ao comprar um roteador WiFi portátil é a velocidade que ele opera. Idealmente, você deseja um roteador WiFi portátil que possa se conectar às redes 4G e que suporte taxas de transferência de dados de até 300 Mbps.
Configuração: A maioria dos roteadores WiFi portáteis é muito fácil de configurar: basta inserir o cartão SIM, passar por algumas telas de configuração e pronto. No entanto, alguns roteadores WiFi portáteis facilitam a instalação e a configuração, fornecendo aos usuários um aplicativo complementar para smartphone. A coisa mais importante ao configurar um WiFi portátil é selecionar o canal WiFi ideal. Isso é algo em que o NetSpot, um aplicativo de análise WiFi para Windows e macOS, pode ajudar.
Nos dias de hoje, queremos ter acesso confiável à Internet em todos os lugares que vamos. Mas depender de pontos de acesso públicos ou de planos de dados móveis caros está longe de ser o ideal. Uma maneira muito melhor de aproveitar o acesso à Internet em qualquer lugar é o WiFi portátil, que é muito fácil de configurar e está disponível em diversas formas.
Um app analisador de WiFi que roda em MacBook (macOS 10.10+) ou em qualquer laptop (Windows 7/8/10/11) que tenha um adaptador de rede sem fio padrão 802.11a/b/g/n/ac/ax.
Se você deseja obter mais informações sobre redes Wi-Fi, confira os seguintes artigos sobre Hardwares para rede Wi-Fi.