Mas e se você possuir um computador que não tenha como se conectar ao WiFi? Existe alguma maneira de fazê-lo acessar a rede WiFi? Sim. Graças aos adaptadores sem fio USB, existe.
Nós nos acostumamos ao acesso rápido e sem fio à internet. Computadores modernos, telefones e até relógios vêm com chips e antenas WiFi embutidas que permitem conectar-se a redes próximas.
Mas e se você possuir um computador que não tenha como se conectar ao WiFi? Existe alguma maneira de fazê-lo acessar a rede WiFi? Sim. Graças aos adaptadores sem fio USB, existe.
Um adaptador USB WiFi converte sinais de frequência de rádio em dados eletrônicos binários e os passa para o computador. Normalmente, este trabalho é realizado pelas placas WiFi que estão dentro do notebook e que possuem antenas embutidas nelas. Você pode encontrar chips ou placas como estas em smartphones modernos, relógios inteligentes e dispositivos domésticos inteligentes.
A maioria dos adaptadores USB WiFi para PC se parecem com um pendrive USB ou receptores USB como os de teclados sem fio e mouses. Há também adaptadores WiFi muito mais volumosos que fornecem um alcance maior da força do sinal, contudo, estes sacrificam a portabilidade.
Com um adaptador USB sem fio, você pode se conectar a uma rede de Internet sem precisar de um cabo Ethernet conectado de um roteador ao seu PC ou laptop. Os adaptadores sem fio mais acessíveis custam apenas alguns dólares, portanto, se você for comprar uma nova placa-mãe ou laptop isso sairá muito mais caro.
Ao contrário das placas sem fio PCI-e, um único adaptador sem fio USB pode ser facilmente usado com vários computadores. A maioria dos adaptadores sem fio USB modernos são plug-and-play, o que significa que eles começam a funcionam sem qualquer configuração, assim que você os conectar a uma porta USB.
Adaptadores Wi-Fi USB também são úteis para pessoas que frequentemente se conectam às redes sem fio mais fracas. Um adaptador WiFi USB pode ter melhor recepção do sinal do que uma placa Wi-Fi embutida. Geralmente, quanto melhor for a sua recepção de sinal, mais rápida serão suas velocidades de download e upload.
Você pode facilmente determinar a intensidade da força das redes sem fio em sua área usando o NetSpot, um profissional aplicativo de análise e levantamento de rede Wi-Fi para MacOS e Windows. O NetSpot pode ser baixado gratuitamente e pode ser usado para analisar qualquer rede 802.11.
Em apenas alguns minutos, você pode criar mapas que exibem a cobertura dos sinais para decidir qual adaptador sem fio será o mais adequado para sua situação. Tudo o que é necessário para iniciar um levantamento Wi-Fi usando o NetSpot é uma planta baixa do seu local atual. Você pode carregar uma planta existente diretamente do seu computador ou desenhar uma nova usando o próprio NetSpot.
Com a planta pronta, é só você andar de um canto ao outro em seu ambiente, clicando periodicamente nos pontos correspondentes na planta para fazer as medições. Ao concluir, o NetSpot automaticamente junta os dados coletados e cria várias visualizações em forma de mapa de calor.
Assim, você poderá descobrir que o seu roteador está cobrindo apenas metade da área que ele deveria cobrir. Você pode então optar em comprar um novo roteador com um alcance melhor ou obter um adaptador sem fio USB capaz de, por muito menos dinheiro, alcançar o mesmo resultado.
Ao escolher um adaptador de rede sem fio é importante escolher um que atenda a determinados critérios essenciais, como, a compatibilidade e o desempenho da rede sem fio, porém, é preciso que ele também efetivamente realize o seu trabalho.
Se você visitar uma loja online e procurar por adaptadores de rede sem fio disponíveis, você notará imediatamente a ampla gama de formas, tamanhos e preços. Todos os adaptadores sem fio podem ser distribuídos em duas grandes categorias: portátil e estacionária.
Os adaptadores sem fio portáteis são pequenos e destinados a serem usados com computadores portáteis. Os adaptadores sem fio estacionários são projetados para serem permanentemente instalados em um único lugar, desta forma, eles funcionam melhor em computadores desktop.
Visto que os adaptadores sem fio estacionários geralmente são maiores do que os adaptadores portáteis, não é surpresa que a recepção de sinal deles também seja várias vezes melhor. Dito isto, alguns adaptadores USB WiFi vêm com antenas removíveis, dando-lhe a opção de trocar a antena inclusa por uma com uma maior, com mais ganho de potência, que é expresso em decibéis (dB).
Quando um roteador Wi-Fi transmite informações pelo ar, ele faz isso através das ondas eletromagnéticas, de forma semelhante os rádios tradicionais ou telefones celulares. Como não podemos ver a informação transmitida pelo ar, muitas vezes não percebemos que o espaço aéreo é dividido em várias faixas, todas atribuídas a aplicações específicas. Existem também diferentes frequências para a transmissão sem fio, as mais usadas são 2,4 GHz e 5 GHz. Além disso, existem diferentes padrões de redes sem fio.
Esses padrões são definidos pela especificação da IEEE 802.11 que trata de como implementar a comunicação de computadores numa rede local sem fio nas bandas de frequência de 900 MHz e de 2.4, 3.6, 5 e 60 GHz.O padrão comumente usado é chamado de 802.11b e oferece a taxa máxima de dados brutos de 11 Mbit/s. Atualmente, o padrão mais rápido é o 802.11ac. Ele tem uma taxa máxima de dados brutos de até 1300 Mbit/s em condições ideais.
Se você tiver uma conexão doméstica rápida e um roteador que a suporte o padrão atual, mas comprar um adaptador Wi-Fi USB que tenha suporte apenas ao padrão 802.11g, que opera com uma taxa máxima de dados brutos de 54 Mbit/s, você não conseguirá tirar o proveito máximo das velocidades de download e upload. Da mesma forma, se sua rede sem fio doméstica for transmitida na frequência de 5 GHz e seu o seu adaptador USB Wi-Fi só suportar a banda de 2,4 GHz, você não poderá se conectar à sua rede doméstica.
Nos dias atuais, com milhares de novas variedades de malware sendo lançadas todos os dias, também é vital prestar atenção aos padrões de segurança de rede sem fio. O seu adaptador USB WiFi deve ter suporte aos protocolos WEP, WPA e WPA2 e deve ser fabricado por uma empresa que oferece suporte aos seus produtos muito tempo depois do lançamento da versão inicial, que constantemente trabalha em atualizações de segurança, mesmo para produtos que não estejam mais disponíveis para venda.
Um app analisador de WiFi que roda em MacBook (macOS 10.10+) ou em qualquer laptop (Windows 7/8/10/11) que tenha um adaptador de rede sem fio padrão 802.11a/b/g/n/ac/ax.
Se você deseja obter mais informações sobre redes Wi-Fi, confira os seguintes artigos sobre Hardwares para rede Wi-Fi.